Obesidade e câncer de mama: entenda a relação

Você sabia existe uma relação entre a obesidade e câncer de mama, principalmente depois da menopausa? É por isso que novos hábitos podem fazer a diferença no cuidado com a sua saúde, mulher.
Para entender melhor sobre o assunto, a nutricionista Daniela Monaco, parceira do Mulherices, trouxe alguns dados importantes. Continue a leitura para saber mais!
Qual a relação entre obesidade e câncer de mama
A obesidade é um grande problema de saúde pública e está associado a várias doenças, incluindo o câncer de mama e outros tipos de câncer. Por essa razão, o ganho de peso após os 18 anos deve ser controlado, especialmente pelas mulheres.
Na menopausa, mulheres com diagnóstico nutricional de obesidade podem apresentar maior risco em relação ao câncer de mama. Isso acontece porque o tecido de gordura produz hormônios em excesso, o que interfere na produção de insulina e no processo inflamatório do organismo, aumento as chances da ocorrência da doença.
Para comprovar esses dados, um estudo apresentado recentemente na ASCO 2020, retratou o panorama da obesidade e câncer de mama no Brasil. De acordo com o estudo, a incidência de obesidade nas 6.000 pacientes avaliadas e acompanhadas por 24 anos, foi de 30%.
Além disso, foi comprovado que a obesidade é um fator que deve ser considerado durante o tratamento de câncer de mama. Isso porque muitos fatores podem piorar o diagnóstico durante o tratamento como maus hábitos alimentares, ansiedade, sedentarismo, compulsão alimentar, medicações, entre outros.
Outro dado importante sobre a obesidade e câncer de mama está relacionado à alimentação. De acordo com estudos recentes, a adoção de um padrão alimentar com baixa ingestão de gordura e aumento da ingestão de vegetais, frutas e grãos pode reduzir significativamente o risco de morte por câncer de mama em mulheres pós menopausa.
Hábitos que podem reduzir a incidência de câncer de mama
Ao contrário dos fatores genéticos e hereditários, sobre os quais não temos muito controle, podemos adaptar o nosso estilo de vida para prevenir o surgimento de doenças como obesidade e câncer de mama.
Para começar, a adoção de uma alimentação mais saudável e balanceada, além da prática de atividades físicas e o controle do estresse são fundamentais. Além disso, a nutricionista Daniela Monaco nos trouxe outros cuidados importantes, como:
- Manter o peso corporal adequado;
- Ser fisicamente ativo;
- Limitar a ingestão de fast food;
- Comer principalmente alimentos vegetais, frutas e grãos integrais;
- Diminuir o consumo de alimentos de origem animal processados;
- Limitar a ingestão de bebidas alcoólicas e bebidas açucaradas;
- Evite suplementos sem recomendação de um nutricionista;
- No caso de gestantes, amamente o seu bebê.
No momento do diagnóstico do câncer de mama, inúmeras dúvidas surgem referente à alimentação. Afinal, existe um terrorismo nutricional do que pode ou não ser consumido durante o tratamento.
Isso acontece porque a alimentação é um ponto de equilíbrio durante o tratamento de câncer de mama. Mas, para isso, é fundamental implementar mudanças sustentáveis no estilo de vida.
Por isso, busque um nutricionista para que seja feito um cardápio equilibrado e saudável para o seu caso específico. Lembre-se de que alimentação saudável, exercícios físicos e controle do estresse são hábitos fundamentais para evitar o aparecimento de doenças.
De mulher para mulher: cuidar da sua saúde é o maior ato de amor próprio
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a relação entre obesidade e câncer de mama, adote novos hábitos para cuidar da própria saúde, mulher!
Acredite: dedicar um tempinho do seu dia para cuidar de si mesma é o melhor que você pode fazer pela sua saúde e autoestima. E, para isso, você pode contar com o Mulherices!
Além de descontos e vantagens exclusivas para cuidar da sua saúde e bem-estar, em nossas redes sociais também publicamos muitas dicas de autocuidado. Acompanhe a gente por lá também!
E lembre-se, mulher: se toque, se ame e converse com outras mulheres sobre o câncer de mama. Afinal, juntas somos melhores e vamos muito mais longe! <3
ABSTRACT apresentado na ASCO 2020 13580 Dra Andreia Pereira Hospital EINSTEN, sessão prevenção do câncer, redução de riscos e genética.