Nos aplicativos, comodidades e experiências para serem compartilhadas

Aplicativos, Apps… Não importa o nome que se dê a estes softwares desenvolvidos para os smartphones. O que vale, na prática, é saber quantas facilidades e comodidades é possível ter em mãos com estas ferramentas no celular.

Atualmente, há aplicativos para quase tudo que se possa imaginar. Baixados no smartphone, os Apps são bancos, navegadores que nos livram do trânsito congestionado e ferramentas que nos conectam aos amigos, à família e ao trabalho pela facilidade de conversação. Aplicativos também servem para as teleconsultas, são lojas na palma da mão, jornais e revistas atualizados em tempo real, entre infinitas utilidades.

Mas além de facilitar nossos compromissos diários, os aplicativos estão a serviço do lazer e da diversão. Como verdadeiros guias, são capazes de nos proporcionar descobertas que estão a poucos metros de distância de nossas casas ou muito além do oceano.

Há Apps que nos ajudam a conhecer os melhores restaurantes, outros que nos permitem frequentar museus sem enfrentar filas, comprar ingressos para os shows que tanto queremos ver, reservar passagens aéreas, organizar programas culturais em curta ou longa estada em determinada capital. Para cada necessidade, enfim, há um aplicativo com muitas funções e acessibilidade.

Nos roteiros de viagem, no almoço no fim de semana, nos drinques com os amigos e em tantas outras atividades de lazer, muitos Apps ainda comportam avaliações de quem utilizou os serviços, fez compras ou frequentou os estabelecimentos. Tratam-se de experiências testadas e avaliadas que vão contribuir para o critério de escolha das pessoas.

Quanta evolução…

– Com 30 toneladas e ocupando uma sala de 180 m2, o ENIAC, primeiro computador do mundo, começou a funcionar em 1946, nos Estados Unidos.

– Os primeiros computadores pessoais surgiram por volta de 1965.

– Intel, Microsoft, IBM e Apple promoveram avanços inimagináveis para os anos 1970 em matéria de computadores pessoais e sistemas operacionais.

– Os telefones celulares começaram a ter mercado nos Estados Unidos nos anos 1980.

– Os smartphones entraram no mercado em 2007 pela Apple (iPhone) e em 2008 pelo Google (Android).

– Os aplicativos, ou Apps, surgiram da necessidade de se criar softwares para os smartphones.

– O Brasil tem atualmente mais de um smartphone por habitante. Levantamento divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica 242 milhões de celulares inteligentes em uso no País, que tem pouco mais de 214 milhões de habitantes, segundo o IBGE.