Como elaborar um business plan? Dicas práticas para você começar

Como elaborar um business plan

É muito comum que surjam dúvidas na hora de abrir o próprio negócio. Afinal, são tantas as etapas para tirar as ideias do papel que fica difícil pensar adiante, não é mesmo? É por isso que um business plan, ou plano de negócios, é essencial para te ajudar na organização da sua empresa. Mas como elaborar um business plan?

É exatamente isso que vamos te explicar neste blog. Então, se você está querendo abrir o próprio negócio, veja só porque um plano de negócios pode te ajudar a ter mais sucesso em longo prazo. Confira abaixo o que é um business plan e o passo a passo para montá-lo. Acompanhe!

Como elaborar um business plan para a sua empresa?

Na hora de abrir seu próprio negócio, é necessário ter em mente algumas questões importantes para o sucesso em longo prazo. Por exemplo,você sabe o que quer para a sua instituição daqui a 5 anos? Já conhece bem seus clientes? E seus concorrentes?

Se a maioria das suas respostas for “não”, isso pode ser um risco para seu novo negócio. Por essa razão, vamos te explicar como elaborar um business plan para que você acompanhe todo o histórico da sua empresa. Assim será mais fácil organizar todas as informações e tomar decisões com mais segurança.

Antes de tudo: você sabe o que é um business plan? Conhecido popularmente como plano de negócios, esse documento é considerado uma estratégia importantíssima para sua empresa. Isso porque ele define como todo o negócio vai funcionar, ou seja, é ele que vai te ajudar a evitar os prejuízos significativos.

Por isso, “gastar” um tempo para escrever um plano de negócios pode economizar muito tempo e dinheiro em longo prazo.

Tendo esse plano de marketing bem estruturado, ficará mais fácil encarar desafios e oportunidades que você enfrentará como empreendedor pela primeira vez.

Para isso, porém, é fundamental que você saiba como elaborar um business plan de qualidade. Por isso, separamos 7 passos que vão te ajudar na hora de montar seu plano de negócios. Acompanhe!

Business plan: o que, para quem e como fazer?

Como falamos acima, o plano de negócios é uma superestratégia para você organizar as ideias e ações sobre sua empresa. Primeiramente, pense nos motivos que te levaram a empreender e quais são seus objetivos.

Dessa forma, ficará mais fácil definir metas e os recursos necessários para que seu negócio seja bem-sucedido. Então, veja como elaborar um business plan com qualidade.

#1 Faça uma análise de mercado

O primeiro passo antes de abrir um negócio é fazer um estudo de mercado para ter uma visão completa sobre a área em que você pretende investir. Dessa forma, você terá uma noção sobre os possíveis riscos, maiores concorrentes e as oportunidades de negócio em potencial.

Ao fazer essa análise, você precisará buscar respostas para alguns fatores.

  • Número de pessoas dispostas a consumir seus produtos ou serviços;
  • O poder aquisitivo ou o preço que elas poderiam pagar pelo produto;
  • A faixa etária de maior interesse;
  • Qual é o motivo primordial para que os interesses ocorram.

A partir dessas respostas, ficará mais fácil elaborar um plano de negócio, estabelecendo as metas de acordo com seu público-alvo e seu interesse.

#2 Faça uma análise estratégica da empresa

Assim que você souber como seu mercado se comporta, ficará mais fácil definir o nicho no qual pretende inserir sua empresa. Dessa forma, você deixará claro qual fatia do mercado pretende alcançar.

Nesta análise, você pode fazer um escopo dos produtos e serviços que serão comercializados, assim como uma análise dos seus custos de produção.

Esse estudo é essencial porque é através dele que você conseguirá criar uma cadeia operacional bem alinhada. Além disso, você poderá evitar desperdícios com mais frequência, uma vez que todos os investimentos feitos estarão alinhados com o mercado.

#3 Tenha um benchmarketing contínuo

Outro dado importantíssimo para seu negócio é a análise dos potenciais concorrentes, seus respectivos nichos, preços e qualidade dos produtos. Essa etapa é essencial para posicionar seu produto ou serviço de maneira mais efetiva possível.

Além dos concorrentes, analisar seus possíveis parceiros também é importante. Por isso, estude os prestadores de serviços disponíveis e acessíveis à sua empresa.

Todos os possíveis parceiros envolvidos precisam estar no seu business plan para que você tenha uma previsão financeira. Inclusive, essa é uma etapa contínua no seu plano de negócios. Por isso, reveja com frequência seus parceiros, faça uma análise dos custos e mantenha essas informações atualizadas.

#4 Defina um plano de marketing e vendas

Após definir seu público, concorrentes e parceiros,é hora de elaborar um bom plano de marketing e vendas. Nesta etapa, você definirá os veículos utilizados para seu serviço, os gastos necessários e o retorno esperado nos próximos 5 anos.

Uma estratégia de vendas eficaz é capaz de aumentar as chances de atingir e converter clientes em potencial em novos clientes.

Além disso, ela é capaz de fidelizar clientes por meio de estratégias que façam com que eles consumam novamente seu serviço ou produto.

#5 Tenha um plano financeiro

O plano financeiro deve englobar a estrutura necessária para que a empresa produza tudo o que foi proposto. Ele evita que a companhia passe por prejuízos ou tenha dificuldades em obter receitas para novos investimentos.

Além disso, é importante que você elabore um plano de retorno de investimentos, faturamento, lucro e fluxo de caixa. Dessa forma, você conseguirá estimar qual será o orçamento futuro e, com isso, ter mais segurança com o sucesso do seu negócio.

#6 Defina a sua estratégia

Com todas as informações acima analisadas e registradas, ficará mais fácil definir a estratégia da sua empresa. Para isso, deve-se considerar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças às quais seu negócio está exposto.

E é claro que o seu business plan também é um espaço para registrar os erros e acertos. Então, lembre-se de rever suas estratégias e atualizar seu plano de negócios com frequência.

#7 Estruture um sumário

A última etapa de como elaborar um business plan é montar o sumário, que fornecerá uma visão geral e clara da sua empresa. Na primeira página você deve colocar uma descrição e os diferenciais da sua marca.

É importante também que você tenha bem definidosos valores e a missão da sua empresa. Afinal, toda a sua comunicação precisa estar alinhada com os seus valores.

Por fim, não se esqueça de incluir o perfil dos empreendedores, os produtos e serviços oferecidos, a localização, o investimento total e o enquadramento tributário.

Entendeu como elaborar um business plan para sua empresa? Depois de estruturá-lo,você verá como será mais fácil definir as estratégias e fazer projeções financeiras com segurança.

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