Como definir metas profissionais e pessoais para um novo ano?

como definir metas profissionais e pessoais

No início do ano, é muito comum que as pessoas preparem uma lista de sonhos e objetivos que desejam conquistar ao longo dos meses. E essa prática, se feita com calma e de forma realista, tem tudo para fazer o ano ser muito mais incrível. Mas como definir metas profissionais e pessoais de forma prática e objetiva?

Fique tranquila, pois nós vamos te ajudar nessa missão e fazer com que esse ano seja repleto de sonhos realizados.

Mas antes de começar a colocar todas as suas metas no papel, é importante você saber que o planejamento é uma forma incrível de se motivar, sair da sua zona do conforto e chegar ainda mais longe! Então, tire um tempinho para organizá-lo com calma e atenção. Afinal, esse será o mapa que te guiará para todas as realizações ao longo do ano.

7 dicas de como definir metas profissionais e pessoais ter um ano de sucesso

O primeiro mês do ano já está na reta final, então está mais do que na hora de começar a fazer um planejamento para 2020. Isso te ajudará a viver os próximos meses de forma mais organizada e a ver que suas metas podem ser realizadas, sim!

Mas por que é importante você se planejar?

Como você sabe, metas e objetivos são a base para você saber aonde quer chegar e te ajudam a se manter motivada durante o caminho até a realização do seu sonho. Por isso, quando você coloca todas as suas ideias no papel, consegue ver de forma clara o que precisa fazer para atingir o seu objetivo.

Então, como organizar metas profissionais e pessoais? Veja só!

#1 Faça um planejamento

Antes de tudo, é muito importante você traçar objetivos possíveis e criar um planejamento bem completo e detalhado. Isso porque algumas metas podem depender de dinheiro para a realização e, para isso, seus gastos também vão precisar ser planejados.

Uma ótima dica também para organizar o seu planejamento é estabelecer todos os passos até chegar ao objetivo final. E isso inclui algumas informações como:

  • Quanto tempo vou precisar para finalizar?
  • Quantas horas por dia poderei me dedicar?
  • Vou precisar investir? Quanto?

Viu só como esses tópicos já tornaram sua meta mais concreta?

Outra dica fundamental para seu planejamento é separar suas metas para 2020 de acordo com o tempo de realização em: curto, médio e longo prazos. E, se for possível, tente colocar também uma previsão de data para concluir suas atividades e passar para a próxima meta a ser realizada.

#2 Defina seus prazos

Como acabamos de falar, uma meta precisa estar relacionada a um prazo e, por isso, definir uma data para alcançá-la é muito importante. Veja por quê.

  • Metas de curto prazo: você pode começar a trabalhar nelas imediatamente e elas poderão ser cumpridas em dias ou semanas.
  • Metas de médio prazo: trabalhar nelas pode exigir mais tempo e dedicação. Então, em alguns casos você pode fazer uma divisão de tarefas em metas de curto prazo para facilitar a execução.
  • Metas de longo prazo: essas levarão mais tempo para serem concluídas e, por isso, exigem um planejamento mais detalhado. E é claro que você pode dividi-las em metas de médio e curto prazo e realizá-las aos poucos.

“Quando você faz isso, fica ainda mais fácil manter o foco e acompanhar seus resultados para chegar aonde deseja.”

Mas atenção: seja realista e não crie metas que você sabe que não conseguirá cumprir. Isso é tão importante que vamos falar profundamente no próximo tópico.

#3 Crie metas realistas

Uma das dicas mais importantes de como definir metas profissionais e pessoais é estabelecer metas específicas e realistas. Quando você coloca um prazo muito curto para realizar determinada atividade, pode acontecer de você não conseguir cumprir e isso poderá te deixar frustrada e desanimada.

Por isso, antes de definir seu prazo, faça uma boa avaliação e veja se ele realmente é viável. Essa dica também se aplica aos seus investimentos. Afinal, é muito diferente definir a meta de investir o que sobrar no final do mês ou investir 10% do que ganha.

Então, seja realista!

Não coloque como meta investir 20% do seu rendimento se isso poderá causar problemas no seu orçamento. Para saber quanto você poderá investir por mês, organize seus gastos e ganhos mensais. Isso vai te ajudar a não se perder pelo caminho e nem desanimar!banner-planner financeiro

#4 Estabeleça suas prioridades

A gente sabe que é muito difícil definir o que deve ser feito primeiro, ou seja, por onde você vai começar. Por isso, muita calma nessa hora!

Você não precisa ter todas as metas já definidas nos primeiros dias do ano, da mesma forma que poderá mudar alguns objetivos pelo caminho.

Então, coloque tudo que você deseja realizar em um papel ou planilha e veja o que é mais importante no momento. O ideal é você tentar definir uma lista pequena com até 3 metas para não perder o foco em meio a tudo que planejou.

#5 Determine as estratégias

Agora que você já sabe como definir metas profissionais e pessoais e sabe aonde quer chegar, é hora de pensar como vai chegar lá!

Esse passo pode parecer óbvio, mas não pensar em uma estratégia para alcançar suas metas é um erro muito comum.

Para você entender melhor, podemos voltar no assunto do investimento financeiro: você definiu que investirá 10% do seu rendimento. Para isso, não basta apenas reservar esse valor; é preciso fazer um controle financeiro para saber se você precisará cortar algum gasto e economizar no dia a dia. Dessa forma, qual será sua estratégia para economizar?

E é claro que está tudo bem não ter essa resposta ainda. No entanto, agora você já sabe que precisará pensar nisso.

#6 Revise suas metas

Depois de organizar todo o seu planejamento e começar a colocar as dicas em prática, é muito importante você acompanhar seu progresso e revisar suas metas. Para isso, tire uns minutinhos todas as noites para analisar o sucesso do dia e olhar os erros de outra forma.

O simples ato de fazer essa revisão noturna talvez seja a ferramenta mais valiosa que você tem para encontrar problemas e rever suas estratégias. É por isso que ela é uma das dicas mais importantes de como definir metas profissionais e pessoais.  

#7 Não desista por causa de pequenas falhas

A gente sabe que quando as coisas não acontecem como a gente se planeja acaba batendo aquele desânimo. No entanto, é muito importante você lidar com isso como uma oportunidade de aprendizado e aproveitar para rever suas estratégias.

Não pense em desistir de todo o seu planejamento só porque um passo não deu certo, ok?

#Dica extra: conte com o Mulherices para realizar as suas metas

Agora que você entendeu como definir metas pessoais e profissionais, é hora de contar com o Mulherices para colocá-las em prática. Isso porque no nosso aplicativo você encontra benefícios e vantagens exclusivas em diversos segmentos que poderão te ajudar a conquistar seu objetivo.

Por exemplo, se sua meta pessoal for focar mais na sua saúde, você poderá aproveitar nossos descontos em academias ou em aulas particulares com um personal trainer. Ou se quiser aprender a organizar sua vida financeira, pode apostar em uma consultoria financeira com a nossa parceira Lorena Barreto.

Então, não se esqueça de conferir no nosso aplicativo todas as vantagens disponíveis para você!

Mas, afinal, por que é importante ter metas pessoais e profissionais?

Agora que você entendeu como organizar suas metas e objetivos, é hora de entender um pouquinho mais sobre as metas pessoais e profissionais. Você provavelmente conhece alguém que não consegue evoluir ou sair do lugar. Muitas vezes, essa estagnação não é por falta de possibilidades nem de capacidade, mas da ausência de metas, ou em alguns casos, falta de equilíbrio pessoal e profissional.

“É por isso que definir suas metas profissionais e pessoais é tão importante! Mas, além disso, é essencial manter um equilíbrio entre as duas.”

Então, na hora de organizar suas metas anuais, não foque apenas nos seus objetivos profissionais, mas dê espaço também para metas pessoais. Ao fazer isso, você notará que ambas andam lado a lado. Por exemplo, se sua meta pessoal for comprar uma casa própria, você provavelmente precisará estabelecer metas profissionais, como estabilidade no emprego, aumento de salário ou promoções para conquistá-la.

Além disso, algumas metas poderão ser tanto pessoais quanto profissionais, por exemplo, aprender um novo idioma. Isso poderá ser uma motivação ainda maior para alcançá-lo.

Entendeu como definir metas profissionais e pessoais pode fazer seu ano ser ainda mais produtivo? Então, já pegue o caderninho, celular ou computador e comece seu planejamento de 2020. Afinal, esse ano tem tudo para ser incrível, não é mesmo?

Para deixar 2020 ainda mais especial, conte com o Mulherices!

Aqui no Mulherices, nós estamos sempre buscando novas maneiras de facilitar seu dia a dia. Por isso, disponibilizamos descontos e vantagens exclusivas em diversos segmentos. Ou seja, com o Mulherices você aproveita um happy hour com as amigas e também faz um planejamento financeiro com um desconto especial.

E não se esqueça de que você também pode indicar novos parceiros para fazer parte do nosso clube! É só nos mandar sua sugestão que entraremos em contato com o estabelecimento para convidá-lo.

Não se esqueça também de convidar aquela amiga que ama descontos para fazer parte do Mulherices.

Agora é só por R$ 5,99 por mês para se associar!