Campanha Outubro Rosa: por que precisamos falar sobre?

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a campanha Outubro Rosa. Porém, sabe por que ela é tão importante? O grande objetivo desse movimento é chamar a atenção das pessoas sobre uma das doenças que mais matam mulheres: o câncer de mama.

Por isso, reunimos nesse texto algumas dicas sobre a prevenção e como realizar o autoexame. Acompanhe!

Por que a conscientização sobre a campanha Outubro Rosa é importante?

Muita gente não sabe, mas o câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. Por isso, a campanha Outubro Rosa é um alerta importante para a conscientização da população sobre essa doença.

Durante o mês de outubro, o movimento compartilha informações sobre o câncer de mama, incentiva o autoexame e garante mais acesso aos serviços de diagnóstico. Isso porque o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz, uma vez que aumenta as chances de cura.

A campanha também é uma forma de apoio às pessoas que estão passando ou já enfrentaram a doença. Vale tudo para aumentar a autoestima: um presente, uma mensagem ou um gesto. O importante é aproveitar o movimento para transmitir informações que ajudem as pessoas sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento.

Veja 5 hábitos saudáveis para prevenir o câncer de mama

Um dos propósitos da campanha Outubro Rosa é alertar a população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis durante a vida. Isso porque o estilo de vida pode evitar o surgimento de doenças como o câncer. Confira 6 hábitos que podem ajudar:

#1 Alimentação saudável

Não é novidade que a alimentação balanceada é essencial para o nosso organismo. Então, adote uma dieta rica em vitaminas e nutrientes.

No Mulherices, você pode contar com a ajuda de parceiros para melhorar a alimentação. Por exemplo, o Nutri na Colher oferece um cardápio saudável e variável e ainda pode levar a refeição até você.

#2 Pratique atividades físicas

O hábito de praticar esportes melhora a saúde como um todo. Por isso, tente incluir na rotina pelo menos 30 minutos de exercícios todos os dias. Além disso, a atividade física ajuda a aliviar o estresse e ansiedade do dia a dia.

Com o Mulherices, você possui vantagens exclusivas para a sua rotina de treinos e ainda pode escolher a modalidade que preferir. Nele, você encontra descontos em academias como a Today Box Fit e Hammer Sports, por exemplo.

Além disso, você pode escolher um treino personalizado com ajuda de personal trainer, como a Carolina Dias e a Luana Fernandes. Inclusive, encontra descontos exclusivos no Studio Flex Pilates e no estúdio de dança Ritmei.

#3 Não fume e diminua a ingestão de álcool

O tabaco e o consumo frequente de álcool estão diretamente associados ao aumento do risco do desenvolvimento do câncer.

#4 Faça o autoexame

Você sabia que a maioria dos casos de câncer de mama é detectado pela própria mulher? E, quando descoberto precocemente, o tumor tem maiores chances de cura. Em nossas redes sociais, preparamos um passo a passo para você aprender a realizar o autoexame.

#5 Vá ao médico periodicamente

A melhor maneira de cuidar da sua saúde é realizar um check-up anual ou a cada 6 meses. Isso porque, quando descobertos no início, muitos casos possuem maiores chances de tratamento ou até mesmo cura.

Dica extra e IMPORTANTE

O câncer de mama também pode afetar os homens. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), homens acima de 50 anos de idade são os mais afetados. Os sintomas, cuidados e tratamentos são idênticos aos das mulheres.

Como o Mulherices pode te ajudar?

Durante a campanha Outubro Rosa, o Mulherices compartilhará mensagens e dicas nas redes sociais. Também publicaremos um depoimento emocionante e inspirador sobre o tema. Acompanhe nossas redes sociais!

Como falamos acima, no nosso clube você encontra descontos e vantagens que podem te auxiliar na busca por hábitos saudáveis. E, acima de tudo, o Mulherices foi criado para que compartilhemos nossas necessidades, medos e conquistas diárias. Então, em todas as nossas lutas, vamos juntas!