Ansiedade na pandemia: dicas para deixar os dias mais leves

ansiedade na pandemia

A chegada do coronavírus no Brasil mudou completamente nossa rotina: trabalho, vida social e, principalmente, o contato afetivo. A sensação de que estamos perdendo o controle de nossas vidas pode nos levar a quadros de ansiedade na pandemia. Por isso, cuidar da saúde mental é essencial neste período.

E como o Mulherices se preocupa muito com você, trouxemos algumas dicas para te ajudar a enfrentar esse período. Afinal, a gente precisa se apoiar e se ajudar ainda mais em tempos de pandemia. Então, anote aí!

9 dicas para lidar com a ansiedade na pandemia

As notícias sobre o coronavírus e o isolamento social têm causado muito medo e preocupação, não é mesmo? Sabemos como é difícil ficar imune a essa onda de ansiedade, já que ignoramos quando a rotina vai voltar ao normal. Mas vamos tentar manter a calma, ok? Então, para te ajudar, trouxemos algumas dicas de como lidar com a ansiedade na pandemia. Acompanhe!

#1 Controle o acesso à informação

A gente sabe que é difícil uma notícia passar despercebida nas redes sociais, mas é importante controlar o tempo que você passa lendo notícias sobre o assunto. Isso porque elas podem te deixar ainda mais preocupada e angustiada.

Outra dica importante: cuidado com as fake news! Procure se informar por veículos confiáveis, por exemplo, o site da Organização Mundial da Saúde (OMS).

E, é claro, não compartilhe se você não tiver certeza de que a notícia é verdadeira, ok?

#2 Faça das redes sociais suas aliadas

Em tempos de isolamento, use as redes para interagir com seus amigos e familiares. Além disso, siga conteúdos que você acha interessantes e pessoas que te façam bem. Nada de ficar seguindo perfis que te coloquem pra baixo, combinado?

#3 Pare e escute a si mesma

O que você tem vontade de aprender? Esse momento de isolamento é ótimo para começar as atividades que você sempre quis fazer, mas nunca teve tempo. Por isso, aproveite esta fase para aprender mais, desenvolver um hábito ou um hobby novo.

Coloque no sua dia a dia atividades que te façam feliz. Isso vai te ajudar muito a lidar com a ansiedade na pandemia. Curta sua companhia, mulher!

#4 Cuide-se! Hoje, amanhã e sempre

Não existe sensação melhor do que deitar na cama com pele e cabelo bem cuidados, não é mesmo? Então, aproveite esse momento para cuidar mais de si mesma. Faça um cronograma de autocuidados: cuidar da pele, fazer as unhas, hidratar o cabelo… afinal, não é porque não estamos saindo de casa que vamos deixar de lado nossa atenção a nós mesmas, não é?

Além disso, os cuidados ao longo do dia também são de extrema importância. Ou seja, mesmo dentro de casa, lembre-se de lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel.

Leia também: Cuidados com a pele madura: 6 dicas para mantê-las saudáveis

#5 Exercícios físicos em casa, sim!

Você já deve estar cansada de ouvir que atividades físicas são importantes para a saúde e o bem-estar. Além de importantes, elas são uma ótima maneira de lidar com a ansiedade na pandemia.

E o melhor de tudo é que podemos fazer em casa mesmo! Assim sendo, dance as músicas que você ama, faça abdominais e agachamento… o importante é não ficar parada.

Para te inspirar, em nossas redes sociais estamos compartilhando treinos de personal trainers parceiras do Mulherices. Acompanhe!

#6 Organize sua vida… e suas coisas!

Que tal aproveitar que está em casa para organizá-la? Uma boa maneira de lidar com a ansiedade é jogando fora papéis, contas e objetivos que não te fazem bem.

Por que não fazer isso agora? Além de organizar, limpar, descartar e rearrumar a casa faz muito bem para sua saúde emocional.

Você também pode fazer aquela limpeza no guarda-roupa e separar algumas peças para doação ou um bazar beneficente.

Aliás, una as amigas e façam isso juntas!

Durante o isolamento, cada uma separa algumas peças de roupas que não usa mais e, quando a quarentena terminar, vocês organizam um evento para doação e venda. É uma boa maneira de dar início a uma nova rotina pós-quarentena, não é mesmo?

#7 Experimente controlar a respiração

Para reduzir o estresse e os sintomas de ansiedade na pandemia, aposte em exercícios para a respiração. Além de serem bons para a saúde, eles vão te ajudar a manter a calma ao longo do dia.

Por exemplo, você pode apostar em ioga e meditação online. Inclusive, separamos algumas dicas de podcast que podem te ajudar a manter a calma:

#1 Acalmando a mente

#2 Para dar nome às coisas

#3 Despertar Zen

#8 Faça terapia online

Uma das maneiras mais eficazes de lidar com esse período é colocar para fora o que estamos sentindo. Pode ser escrevendo ou conversando com amigos e familiares. Nada de guardar os sentimentos ruins, viu? Inclusive, muitos psicólogos estão disponibilizando consultas online, via Skype ou WhatsApp.

Lembre-se: você não está sozinha ❤️

#9 Não se cobre tanto

É muito importante que neste momento você relaxe sua mente e não se cobre tanto.

As dicas que demos acima são sugestões para seu dia a dia, mas você decide se vai colocá-las em prática. Afinal, neste período, o essencial é que você esteja bem consigo mesma e cuide da sua saúde, combinado?

Do Mulherices para você: estamos juntas nesta luta também

Estamos vivendo um período muito delicado e incerto, por isso é muito importante que estejamos ainda mais unidas, ok? Em nossas redes sociais, estamos compartilhando muitas dicas para te ajudar a lidar com essa fase.

Aliás, muitos de nossos parceiros estão trabalhando com entregas, então, vamos apoiá-los também!

Hoje, mais do nunca, estamos juntas 💜